8 de out. de 2014

Resenha - 5 razões para ler Garota Exemplar de Gillian Flynn

Boa tarde leitores!

Eu tive o prazer de ler  e assistir Garota Exemplar.

Terminei o livro em agosto e fui à estreia do filme agora em outubro. Enquanto li e assisti me deparei com alguns pontos fundamentais, que fazem desse livro e de sua adaptação uma história tão surpreendente e marcante. E hoje compartilho com vocês.

Existem muitas razões pelas quais se deve ler Garota Exemplar. Eu separei as Cinco que considero fundamentais.

Cinco razões para ler Garota Exemplar




1 É um livro narrado em primeira pessoa.

Acredito que quando um livro é narrado em primeira pessoa, nós deixamos de ser leitores e nos tornamos confidentes. A personagem confia em nós e nos cada detalhe, cada pensamento compartilhado ao pé do nosso ouvido, e assim a narrativa ganha um tom pessoal e dramático que deixa qualquer história mais emocionante.

2 As personagens são bem construídas.

Nada de personagens clichês, mocinhos e vilões facilmente identificáveis. Não. Em Garota Exemplar, a personalidade dos personagens, em especial dos protagonistas, por si só já é um grande desafio na hora da leitura. Não é fácil entender o que estão sentindo, e mais difícil ainda é descobrir o que estão tramando. O próximo passo é sempre uma incógnita que você não descobre enquanto a autora não acha que é o momento.

3 A narrativa intercalada facilita a leitura.

Como eu disse no item 1, o livro é narrado em primeira pessoa, mas em Garota Exemplar temos dois narradores. Nick que é começa o livro e Amy. Em um capítulo temos Nick narrando os acontecimentos em tempo real a partir do desaparecimento de Amy e no capítulo seguinte, temos um trecho do diário de Amy.

Ler cada o capítulo de um personagem faz com que a narrativa não se torna cansativa mas, antes aguça a nossa curiosidade, porque todo final de capítulo te deixa com um mistério para resolver no capítulo seguinte. E assim a ansiedade toma a frente e faz com que devoremos cada uma das páginas.

4 Você não vai desvendar o mistério antes de terminar a primeira parte do livro.

O livro é divido em três partes. Na primeira conhecemos Nick e Amy desde o namoro até às crises do casamento. Posso dizer que de uma das personagens conhecemos aquilo que ela quer que conheçamos. Então na segunda parte toda a relação que construímos, toda a intimidade cai por terra. Gillian Flynn criou um mistério e um suspense dignos de Agatha Christie

5 É um thriller psicótico que vai mexer com todos os seus sentidos.

Garota Exemplar nos faz pensar, questionar, duvidar e sempre nos surpreende. Quando eu fechava o livro ficava pensando em "como aquilo foi possível?" "quem consegue imaginar, e pior pôr em prática algo assim?" "mas então foi assim que ele conseguiu!" O livro te deixa alerta  e mesmo quando acaba, fica aquela sensação perturbadora de que na verdade está longe de acabar.


Então, gente essas apenas 5 razões para ler Garota Exemplar. Agora, quando vocês começarem a leitura, verão muitas outras razões para fazer essa leitura.

Semana passada eu fui à estreia do filme e na sala de cinema tive uma surpresa muito grande já que filme é tão bom quanto o livro. Mas isso é assunto pra outro post.


Kiss Bye!



Nenhum comentário:

Postar um comentário