28 de mai. de 2013

Resenha - Não sou esse tipo de garota

Título: Não sou este tipo de garota
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito Jovem

Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos doem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 

 ♠♠♠

Primeiro: Gostei da Nathalie desde o princípio. Seu jeito um tanto arrogante de quem sabe tudo (e enquanto o assunto não são sentimentos, ela sabe mesmo),e sua postura dona de si. Starling é inteligente, determinada e confiante. Tudo bem, ela é meio chata às vezes, com toda a sua filosofia de "seja uma garota exemplar, concentre-se na parte intelectual da vida e esqueça todo resto, não dê confiança a nenhum garoto e você não terá problemas". 


É por isso que confiar em garotos era igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo.

Tudo bem. Tenho que ser sincera e dizer que seu fosse amiga dela, como a Autum (que teve parte de sua vida social destruída por uma mentira infeliz, inventada por um garoto imbecil), que é usada de exemplo para tudo de ruim que pode acontecer com alguém por fazer uma escolha errada, eu a mandaria pro espaço. Mas, ainda assim, gosto dela. 

O livro é muito gostoso de ler. A história é bem instigante. Quando comecei, não queria mais largar. Siobhan Vivian tem uma escrita ágil e muito bem definida. Eu gostei da forma como ela conduziu a evolução de Nathalie durante o livro. O jeito como soube explorar a tomada de decisões na vida adolescente, é também, um ponto muito forte. Vivian conseguiu mostrar isso, sem fazer com que a narrativa se torne melosa ou clichê. Além de dar uma lição sobre perdão e de "não julgue as pessoas pela aparência, o que é vale é o interior".

Não sou este tipo de garota, é um livro sobre um romance, uma amizade, sobre a escola, sobre o peso das decisões. Mas é também sobre viver a vida. curtir o momento, aproveitar o que está ali na sua frente sem se preocupar com o depois, sem ligar pra opinião dos outros. Just live!

A mudança não era mais algo a ser temido. Não me importava nem um pouco com a forma com que seria lembrada, contanto que nunca me esquecessem.

                                                                                           

Kiss Bye!




Nenhum comentário:

Postar um comentário